Announcements

Help Wizard

Step 1

NEXT STEP

Music Industry Glossary: 80+ Terms Every Artist Should Know

Reply

Music Industry Glossary: 80+ Terms Every Artist Should Know

abacaxi.png

Um guia alfabético para o vocabulário da música.


Seja você um novato ou um profissional de longa data, você sabe que a indústria da música tem uma linguagem própria. Conhecer a linguagem é um ponto de partida inteligente para tomar decisões de carreira informadas, então aqui reunimos um minidicionário de termos musicais para facilitar a consulta, para que você possa aumentar seu conhecimento ou simplesmente refrescar sua memória. Além disso, muitas definições apresentam links para informações mais detalhadas, entrevistas com especialistas sobre o assunto em questão ou subglossários em áreas específicas de música, como streaming, gravação e distribuição.

 

360 Deal: Um contrato entre uma gravadora e um artista em que a gravadora recebe uma porcentagem de outras receitas que o artista gera, não apenas de suas músicas gravadas ou shows ao vivo. Um 360, que é assim chamado porque se relaciona a um círculo completo de fluxos de receita de artistas, geralmente inclui produtos, turnês, publicações, endossos e muito mais, além de discos e singles.

 

A&R: Abreviação de Artists and Repertoire, é o departamento de uma gravadora ou editora de música responsável por descobrir novos talentos e contratá-los para a empresa. A&R também trabalha para orientar a carreira do artista enquanto eles estão assinados. Leia mais: Como artistas emergentes podem se destacar com representantes de A&R

 

Artist Manager: Um executivo responsável por promover a carreira de um artista ou banda para ser o mais bem sucedido possível. O gerente orienta as decisões profissionais do artista e atua como representante e consultor de negócios. Saiba mais: O que procurar em um gerente

 

Adiantamento: Um pré-pagamento dado a um artista por sua gravadora ou editora no momento da assinatura ou especificamente para pagar pelo processo de gravação. Os adiantamentos geralmente são reembolsáveis, o que significa que o artista não receberá mais dinheiro da gravadora ou editora até obter renda suficiente com sua música para cobrir o valor do adiantamento original.

 

Três Grandes: As três maiores gravadoras da indústria da música: Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music Group.

Licença geral: uma licença, geralmente emitida por uma organização de direitos autorais (PRO), que dá a uma entidade permissão para tocar qualquer música no catálogo do detentor dos direitos por um determinado período de tempo. As empresas que usam licenças gerais podem incluir estações de TV e rádio, restaurantes, redes sociais e serviços de streaming.

 

Provedor de serviços digitais (DSP): Uma plataforma de streaming (como o Spotify!) ou uma loja online que distribui áudio digital aos consumidores.

 

TERMOS DE DISTRIBUIÇÃO: Leia mais

 

EP: Uma abreviação de “extended play”, um EP é um “mini-álbum” que é significativamente mais curto do que um álbum completo padrão. Os EPs normalmente incluem de três a seis músicas.

 

EPK: Abreviação de “kit de imprensa eletrônico”, um EPK é um pacote promocional digital de ativos que um artista ou seu publicitário envia a jornalistas, DJs de rádio, gravadoras, agentes de reservas etc. trabalhar. Os recursos geralmente incluem uma biografia, imagens promocionais, singles e vídeos atuais, links de mídia social e destaques das estatísticas de streaming, vendas e rádio do artista (veja também: uma folha).

 

TERMOS DE MÚSICA AO VIVO: Leia mais

 

LP: Abreviação de “long play”, um LP historicamente referido a um disco fonográfico de 12 polegadas. Agora, significa qualquer álbum completo, aproximadamente considerado em torno de 40 minutos ou mais.

 

TERMOS DE MARKETING: Leia mais

 

Merch: abreviação de merchandise, merchandising é qualquer item com a imagem, logotipo ou outro design proprietário do artista destinado a ser vendido aos fãs em shows ou online. A mercadoria pode ser quase qualquer coisa, mas os itens padrão incluem roupas, pôsteres, adesivos, botões e músicas gravadas físicas, como vinil, cassetes ou CDs. Leia mais: Estudo de fãs, Edição Merch

 

Metaverso: Um mundo virtual renderizado para parecer um espaço tridimensional onde os usuários são avatares digitais que podem interagir uns com os outros e com o ambiente. Um exemplo é o Roblox, onde os usuários podem aproveitar o Spotify Island.

 

NFT: Token não fungível. Um NFT é um colecionável digital exclusivo cuja propriedade é rastreada via blockchain. Os NFTs de música podem ser edições únicas ou limitadas e podem incluir gravações ou ilustrações exclusivas.

 

One Sheet: Um documento de página única que destaca a nova música de um artista e resume sua biografia, estatísticas e conquistas. É dado à mídia, promotores ou qualquer outra pessoa que possa promover a carreira do artista de alguma forma – por exemplo, contratando-os para um show, entrevistando-os ou tocando sua música.

 

Performance Rights Organization (PRO): Uma organização que garante que compositores e outros detentores de direitos recebam receita de royalties de performance gerada quando suas obras musicais são transmitidas ou tocadas em público. Os PROs também emitem licenças para obras musicais. Nos Estados Unidos, os PROs incluem ASCAP, IMC, SESAC e GMR. Fora dos EUA, as organizações que desempenham essa função são conhecidas como Sociedades de Direitos de Desempenho. Leia mais: Perguntas e respostas da ASCAP, perguntas e respostas da BMI

 

Per Diem: Traduzindo para “por dia” em latim, um per diem é um subsídio diário dado a um artista geralmente durante uma turnê para cobrir necessidades básicas, como alimentação.

 

TERMOS DE GRAVAÇÃO: Leia mais

 

Identificadores de músicas: Existem cinco códigos-chave que fazem parte dos metadados essenciais de qualquer obra musical: o IPI identifica o compositor ou compositor, o ISWC identifica a obra musical, o ISRC identifica a gravação específica, o IPN identifica os intérpretes e os links ISNI os outros quatro códigos juntos. Leia mais: Como ajustar seus metadados de música para receber o pagamento

 

TERMOS DE COMPOSIÇÃO: Leia mais

 

Folha Dividida: Um documento que identifica quem fez o quê durante a composição e a que porcentagem de royalties cada parte tem direito.

 

TERMOS DE TRANSMISSÃO: Leia mais

Spotify for Artists helps you to develop the fanbase you need to reach your goals.

0 Replies

Suggested posts